|
Post by secretman on Sept 30, 2015 21:56:53 GMT
Tenho sugestões para novos comandos que seriam muito úteis para criar um laucher ou algo do tipo: DOWNLOAD:(URL de uma imagem/link direto) Baixaria um arquivo qualquer, séria útil para criar o launcher de um jogo.
CASO_EXISTE_(Nome.extensão) Faz verificar se um arquivo existe. Que pode ser utilizado com o "DOWNLOAD:", Pode ter variantes como SE_NAO_EXISTE e SE_EXISTE Ex: CASO_EXISTE_PTBasic.zip
PERGUNTAR_AO_SAIR Aparecer um POPUP " Deseja sair de "Nome"? " como ao tentar sair do ptbasic
Sugestão: para não acontecer um bug com o "DOWNLOAD:" adicionar um extra a ele "*1x" Exemplo: "DOWNLOAD:PTBasic.EXE *1x" Código de exemplo com esses comandos:
CASO_EXISTE_PTBASIC.EXE SE_NAO_EXISTE DOWNLOAD:PTBASIC.EXE *1x SE_EXISTE EXECUTAR PTBASIC.EXE
|
|
|
Post by Bruno Silva on Oct 2, 2015 23:47:08 GMT
|
|
|
Post by esete on Oct 18, 2015 17:43:45 GMT
Um boa integração seria de inserir tipagem, o que ajuda no aprendizado, seriam objetos variáveis com as seguintes tipagens :numerico e texto Ex: CRIAR_VAR idade.NUMERICO CRIAR_VAR nome.TEXTO
Poderia também inserir máscaras,como data,email,hora,moeda
|
|
|
Post by Bruno Silva on Oct 21, 2015 12:04:32 GMT
Um boa integração seria de inserir tipagem, o que ajuda no aprendizado, seriam objetos variáveis com as seguintes tipagens :numerico e texto Ex: CRIAR_VAR idade.NUMERICO CRIAR_VAR nome.TEXTO Poderia também inserir máscaras,como data,email,hora,moeda Posso tentar fazer parecido mas é dificil devido a algumas limitações do Batch Script Na proxima versão também vou adicionar alguns comandos novos para VARES
|
|
|
Post by esete on Oct 21, 2015 12:27:58 GMT
Um boa integração seria de inserir tipagem, o que ajuda no aprendizado, seriam objetos variáveis com as seguintes tipagens :numerico e texto Ex: CRIAR_VAR idade.NUMERICO CRIAR_VAR nome.TEXTO Poderia também inserir máscaras,como data,email,hora,moeda Posso tentar fazer parecido mas é dificil devido a algumas limitações do Batch Script Na proxima versão também vou adicionar alguns comandos novos para VARES De fato, no entanto só bastaria mudar na fase de tradução
|
|
|
Post by Bruno Silva on Oct 21, 2015 13:14:38 GMT
Posso tentar fazer parecido mas é dificil devido a algumas limitações do Batch Script Na proxima versão também vou adicionar alguns comandos novos para VARES De fato, no entanto só bastaria mudar na fase de tradução Não só bastava mudar a tradução era preciso criar um sistema para isso só. O tradutor do PT BASIC só transcreve é preciso eu escrever código de batch para criar funções para certos comandos, por exemplo o sistema de cores avançado ao ativar o comando de cores no PT BASIC o tradutor cria funções no ficheiro bat para permitir desenhos e textos com muilti cores. Por exemplo um programa escrito com PT BASIC tem 10 linhas quando é transcompilado para VBs e BATCH o programa passa a ter 50 linhas. Por exemplo so comandos de senha, VERIFICA_SE_%yyy%_NUMÉRICO, TRANSFORMAR_PARA_MAIÚSCULA, TRANSFORMAR_PARA_MINÚSCULA, COMPRIMENTO_DO_TEXTO, este comandos preciam de funções para funcionarem porque este comandos não existem em batch e portanto é impossivel traduzir diretamente. Estes comando ai só requerem uma linha no PT BASIC, ao transcompilar ou traduzir para ficheiro que se possa executar este comandos ficam em várias funções
|
|
|
Post by esete on Oct 21, 2015 13:54:56 GMT
E não consegue implementar isso? CRIAR_VAR nome.TEXTO traduzir para
Set nome=""
Sua linguagem é deveras interessante,porém quanto mais facilitasse para o programador e no fim implementar um sistema funcional de tradução, mesmo que seja mais complicado a ser feito,irá valer apena
|
|
|
Post by Bruno Silva on Oct 21, 2015 14:17:34 GMT
Já percebi o que queres, quer um comando que permita só texto estar na var?
|
|
|
Post by esete on Oct 21, 2015 14:20:47 GMT
Não quero que implemente a tipagem dinamicamente, mas sim que simule a existência de tipagem, quero que simplifique o quanto puderes, e sei que podes ainda um tanto mais
|
|
|
Post by Bruno Silva on Oct 21, 2015 14:23:00 GMT
Queres que VAR nome= passe para CRIAR_VAR nome.TEXTO
ou seja queres um comando só para defenir uma Variável em vez de se escrever vazio?
|
|
|
Post by esete on Oct 21, 2015 14:35:28 GMT
Não entendeste, quero um conceito e não um comando, porém respeito que queira manter a sintaxe da linguagem como esta,mesmo não sendo essa a melhor
|
|
|
Post by Bruno Silva on Oct 21, 2015 15:24:27 GMT
Não estou a conseguir perceber, modificações profundas na linguagem vão realmente acontecer mas vão vir com a versão 2.0 que irá basicamente ser uma linguagem nova e em vez de ser traduzida para batch será compilada e também irá funcionar no Mac, Linux e Windows. Atualmente eu ainda estou a trabalhar nesta versão, vão ser lançandas ainda mais versões antes da 2.0.
O PT BASIC 2 será muito diferente da versão atual. Muita coisa vai mudar com a chegada da 2.0 mas no entanto a versão atual que futuramente será chamada de "classica" ainda vai ganhar mais atualizações
|
|